“Informação é poder.” Com certeza você já ouviu ou leu essa frase em algum lugar e, num cenário em que, cada vez mais, tudo o que fazemos fica registrado, ela soa bastante verdadeira.
No contexto de empresas de segurança, mensurar os dados do seu negócio é essencial para o sucesso; afinal, o que não pode ser medido é muito mais difícil de ser gerenciado. Imagine: como é que você vai melhorar os índices da sua empresa se nem sabe direito como eles estão?
Assim, tem crescido nos últimos anos em diversas áreas corporativas a chamada “cultura de dados”. Em outras palavras, empresas de diferentes segmentos começaram a investir na análise de informações para otimizar seus processos e desenvolver processos mais eficientes e inteligentes.
Por isso, neste post vamos ressaltar o que é a cultura de dados e qual é a importância dos dados para empresas de segurança. Acompanhe!
O que é a “cultura de dados”?
O conceito conhecido como “cultura de dados” é um processo adotado por organizações com o objetivo de levar a análise de informações para diferentes setores da empresa. Ou seja, é uma nova maneira de pensar as estratégias e metodologias do negócio, dos investimentos à tomada de decisões.
Tudo isso passa a se fundamental na análise constante do que pode afetar o sucesso da empresa em curto, médio e longo prazos. Desse modo, a empresa pode ter posicionamentos mais acertados em relação ao mercado e à concorrência, evitando prejuízos e riscos desnecessários.
5 formas como os dados podem ajudar a melhorar os resultados da sua empresa
1 – Mais agilidade nas reações ao comportamento do mercado
Negócios que avaliam as informações relativas às suas atividades acabam tendo mais condições de prever as movimentações do mercado, podendo evitar riscos e responder muito mais rapidamente a mudanças.
No panorama atual, agilidade é um dos diferenciais que mais pesam em um negócio. Afinal, os concorrentes não estão para brincadeira e, se o negócio não se relacionar com sua audiência da maneira que ela deseja e precisa, haverá outros prontos para fazer isso. Assim, a avaliação de dados é capaz de detectar mudanças nos cenários, percebendo o que influenciará o negócio e como ele poderá se adaptar.
2 – Compreender o seu público
Toda empresa precisa de uma razão para existir, e isso se relaciona diretamente ao papel que cumpre frente ao seu público-alvo sob forma de produto e/ou serviço. Por isso, é imprescindível entender quem é sua audiência e conhecer seus anseios, expectativas, necessidades e vontades.
Felizmente, na era da internet, em que praticamente tudo o que fazemos deixa “marcas” na web, é mais fácil coletar dados sobre o seu cliente para conhecê-lo melhor. E você pode e deve obter essas informações para aprimorar o relacionamento com seu público.
Por exemplo, quando um usuário vista o seu site/blog empresarial, é possível detectar quais páginas ele leu, onde clicou etc. Com esses dados em mãos, você pode construir um histórico de estatísticas que mostram tendências no consumo de conteúdo e de produtos/serviços.
O mesmo ocorre em outros ambientes digitais, como as redes sociais e sites de avaliação de empresas. Ou seja: todas as informações que você obtiver neles podem ser usadas para montar o perfil do consumidor que você deseja atingir.
3 – Tomar decisões mais estratégicas
4 – Diferenciação frente à concorrência
Esse ponto é diretamente complementar aos que citamos anteriormente. Uma vez que sua empresa tenha em mãos a possibilidade de conhecer melhor sua clientela e comece a tomar decisões mais estratégicas, inevitavelmente começará a se diferenciar perante à concorrência.
Isso porque os dados trarão mais clareza em relação ao seu posicionamento no mercado e ao que o seu público-alvo espera. Assim, você conseguirá ir além do “feijão com arroz”, podendo expandir horizontes e gerando resultados além daquilo que é esperado.
Pode ser que você consiga até pensar em novos produtos e serviços, algo que a concorrência ainda não oferece. Mas, para isso, não adianta esperar uma poção mágica: é preciso avaliar muito bem os dados que você obtém e identificar gaps no que é oferecido no mercado.
Leia mais: Estratégias para ajudar a sua empresa de monitoramento minimizar os impactos do cenário atual
5 – Melhoria nos resultados
É claro que, se você conseguir identificar de modo correto as lacunas eu seu mercado e tiver êxito em oferecer soluções para preencher esses espaços e resolver as dores da sua clientela, melhores resultados não vão tardar a aparecer.
Avaliando seus dados, você conseguirá perceber as deficiências do seu negócio, e também seu potencial. Por exemplo, você pode perceber se está canalizando esforços demais para determinado setor em detrimento de outros, ou se está subaproveitando um time. Assim, pode realocar ou reposicionar recursos, criando novas possibilidades para aumentar sua produtividade e os lucros.
Como dissemos, esse benefício é quase que uma consequência natural dos outros aspectos que você desenvolve em seu negócio a partir da análise de dados, e pode servir como uma justificativa para engajar todas as equipes e convencê-las da importância da análise de dados para o seu negócio.
–