O controle de acesso sempre foi um dos grandes diferenciais dos empreendimentos e condomínios, seja pela via analógica da abertura e fechamento de cancela com porteiro, ou, por meio das atualizações tecnológicas que trouxeram inúmeros benefícios para a área.
A verdade é que a segurança tem figurado como uma das principais preocupações, em médias e grandes cidades, de vários tipos e modelos de trabalhos e residências.
Inclusive, o “Panorama do Mercado”, apresentado pela Abese – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, indicou que o setor de segurança eletrônica faturou R$ 9,24 bilhões em 2021.
É por isso que a tecnologia aliada ao controle de acesso também virou requisito de empresas de segurança eletrônica e, também, de condomínios.
Além de permitir mais conforto aos condôminos ou colaboradores de uma organização, esse tipo de iniciativa dinamiza processos de entrada e saída de pessoas previamente especificadas e possui outras inúmeras vantagens que você conhece abaixo.
Vamos lá?
O que é controle de acesso?
Seja ao observar condomínios, empreendimentos pessoais ou corporativos, os riscos à integridade e à segurança pessoal e patrimonial são uma realidade.
Por isso, é cada vez mais frequente que empresas de segurança eletrônica ofereçam dentre a sua cartela de serviços a de controle de acesso.
Em linhas gerais, o controle de acesso indica qualquer ação de monitoramento que permita ou não a entrada e saída de pessoas de um determinado espaço. Entretanto, as sofisticações de ataques de segurança têm requerido que esse controle seja mais efetivo e menos suscetível a erros.
Assim, atualmente dizemos que um efetivo controle de acesso, que traz benefícios a quem o implementa, se dá na reunião de tecnologias (hardware e software) que têm como principal função o gerenciamento do acesso a determinados ambientes, especialmente em locais onde exista um fluxo elevado de pessoas, materiais e veículos.
Contar com uma empresa de segurança especializada neste assunto pode poupar o seu empreendimento ou residência de grandes dores de cabeça.
Analogamente, se você é responsável por uma empresa de segurança eletrônica, precisa ter esse serviço garantido no portfólio da marca.
6 benefícios de um controle de acesso bem estruturado
1) Inibe a ação de roubos e furtos
Também chamada de gestão de acesso, o controle de entradas e saídas dos empreendimentos e residências inibe ações de roubos e furtos por requerer a identificação de visitas externas.
Além disso, ao se implementar um sistema completo de controle de acesso há um monitoramento de quem frequenta o espaço, uma identificação em tempo real e a devida liberação ou não dos interessados em estarem ali.
Todas essas articulações funcionam como uma barreira para ações criminosas.
2) Facilidade em localizar pessoas
Através de um sistema de controle de acesso será possível encontrar onde uma pessoa está com mais velocidade e aqui encontra um dos importantes benefícios desta solução.
Isso pode ser útil, por exemplo, em caso de eventos dentro do condomínio ou da empresa, que requeiram que o morador/colaborador dê o aval para um visitante entrar no recinto e participar das festividades.
Ademais, é por meio dessa tecnologia que é possível acompanhar o fluxo de pessoas saindo e entrando, horários e identificar quais os momentos de pico, podendo-se intensificar mão de obra ou outras funcionalidades de segurança nesses “rushes”.
3) Promove redução de gastos
Um dos principais benefícios do controle de acesso encontra-se na gestão financeira!
Como essa ferramenta preconiza a instalação de tecnologias de ponta, muitas vezes, não é necessário gastos adicionais com recurso humano.
Assim, os investimentos ocorrem de forma direcionada em aparatos tecnológicos que integram sistemas e conectam diversos dispositivos de uma só vez, como cancelas, estacionamentos, fechaduras digitais, etc.
4) Conta com atividades remotas
Se estamos falando em tecnologia, inovação e novos paradigmas para a segurança, precisamos abordar a nuvem!
Com o controle de acesso, as permissões de áreas de segurança podem ser acessadas pelos moradores, gestores de condomínios e empresas de forma remota, como é no caso de um histórico de frequência.
Como você pode ver os benefícios de um controle de acesso bem estruturado estão diretamente ligados com o conforto de quem opta por essa solução.
5) Usa portarias remotas
Conectado ao ponto acima, as portarias remotas significam um verdadeiro avanço no segmento da segurança.
Uma central remota é capaz de fazer o acompanhamento de todos os eventos do local ao qual está conectada, com pessoal especializado e ferramentas específicas para garantir a segurança do ambiente.
Como tudo é automatizado e observado por uma central única, erros são minimizados e custos são reduzidos.
Existem empresas especializadas em serviços deste tipo, como é o caso da Segware – líder no mercado, com o melhor software para centrais de monitoramento e que tem como foco a inovação e a integração com hardwares do mercado.
Seja para a parte gerencial, operacional ou para soluções para os clientes finais, a Segware oferece eficiência em soluções para monitoramento.
6) Garante a preservação do patrimônio
Manter um patrimônio seguro por 24h, livre de imprevistos ou intercorrências é uma dos maiores benefícios de um controle de acesso bem estruturado.
Além disso, pensando no outro lado da moeda, no do investidor, condomínios e empreendimentos que possuem controle de acesso e ferramentas tecnológicas conectadas às estratégias de segurança, são vistos com um maior valor agregado e acabam na cartela de grandes investidores.
————————————
Esses são alguns dos benefícios de um controle de acesso efetivo.
Entretanto é possível elencar vários outros, tal qual a agilidade adquirida com a automatização da entrada de moradores, resolvendo problemas como a demora para o reconhecimento de digitais ou de veículos.
Para conhecer outras soluções de segurança para sua empresa, empreendimento ou condomínios, clique aqui!